Frango Assado Com Batatas e Salada de Abacate e Palmito
Um almoço pós-praia com cerveja e futebol na tv.
RECEITAS
Marcus Figueiroa
2 min read
O FRANGO ASSADO
TV de cachorro, “galeto fuligem” ou da padaria da esquina, todos servem. Leve para casa um franguinho bem gordo e ainda meio cru. Na verdade queremos terminar de assar ele lá.
Soque, num pilão, alho, pimenta do reino e semente de coentro e esfregue bem o danado com a mistura.
AS BATATINHAS
Escolha batatinhas inglesas pequeninas e bem redondinhas. Lave bem e enxugue.
Para assar, pense num lance tipo uma grelha sobre um tabuleiro - eu uso a do forno mesmo e lavo depois. Na grelha você coloca o frango e no tabuleiro as batatas.
Ponha no forno para assar, de modo que a grelha deixe escorrer a gordura do frango para onde estão as batatinhas. Vire o frango e role as batatas de vez em quando.
O espírito da coisa é que elas vão assar regadas por esta gordura impregnada do tempero. Fica alucinante!
A SALADA
O abacate é aquele “de vez”, sabe? Já maduro, porém ainda bem firme, assim como este que vos escreve!
O palmito eu recomendo o de açaí. Um vidro desses de supermercado.
O segredo desta salada é a delicadeza. E uma faca bem afiada. Coisas que se complementam. Naturalmente.
Corte o abacate ao meio longitudinalmente e depois cada metade de novo no mesmo sentido. Você terá então 4 gomos e o melhor momento para retirar a casca do bicho. Normalmente a casca se solta facilmente e a polpa fica inteirinha. Corte todo o abacate em fatias da largura do seu dedo indicador e arrume numa travessa de forma que elas não se sobreponham muito. Não pode amontoar tudo.
Lembre que você já deixou o palmito escorrendo numa peneira enquanto trabalhava no abacate. Agora pegue cada pedaço e parta ao meio no sentido transversal e de novo, desta vez diagonalmente. Cada pedaço que vem no vidro vira 4, todos eles com um lado reto e outro chanfrado. Arrume na travessa todos “em pezinho” com o chanfro para cima, lógico!
Polvilhe tudo com sal fino sem exagerar e reserve um pouco. Enquanto isso, esprema um limão em uma cumbuca boa para bater com garfo e vá adicionando o melhor azeite disponível em fio e sem parar de bater. É lindo! Isto vira uma emulsão cheirosa e gostosa que vai regar a salada e fazer as papilas gustativas se excitarem.
FINAL
Dependendo da companhia talvez vocês tenham que juntar a fome com a vontade de comer, mas segure a onda mais um pouquinho. Tudo bem, neste caso, abrir mão do futebol, mas lembre da cerveja gelada!
Retire o galetinho do forno, jogue numa travessa junto com as batatas e sirva acompanhado da salada. No chão em frente a TV.